Muitas pessoas têm dúvidas sobre como ter uma alimentação saudável. Afinal, essa é uma das principais bases para ter mais qualidade de vida e saúde. Além disso, alimentação é a principal responsável pela boa forma física, podendo proporcionar um emagrecimento duradouro e saudável.

Então, é fundamental prezar pela qualidade das refeições a fim de que o corpo receba todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Também é preciso respeitar os limites do corpo, considerando as particularidades de cada indivíduo. Ficou curioso para saber como adotar hábitos alimentares mais saudáveis? Continue com a leitura deste post para descobrir!

Mude sua atitude

Para ter uma alimentação saudável, é preciso compreender que isso é um estilo de vida. Ou seja, é diferente de estar de dieta, que é uma prática apenas temporária, com efeitos também temporários.

A adoção de novos hábitos alimentares precisa ser mantida sempre. Somente dessa forma será possível obter efeitos permanentes sobre seu peso, saúde e bem-estar.

Defina o que você realmente quer

É preciso definir e esclarecer seu objetivo para que seja possível alcançá-lo. Ao estipular uma meta, fica mais fácil identificar ações que precisam ser colocadas em prática. Quanto mais detalhado for seu objetivo, maiores as chances de atingi-lo.

Por exemplo, se você não tem o costume de comer frutas e pretende incluí-las no seu cardápio, seu objetivo claro pode ser algo como: “comer três frutas por dia, sendo uma no café da manhã, outra como sobremesa após o almoço, e a última antes de dormir”.

Tenha foco no que você quer

Para se manter motivado, tenha consciência das razões e objetivos que estão por trás do seu desejo de ter uma alimentação saudável. Faça uma lista e consulte-a diariamente. São exemplos de intenções:

  • diminuir o colesterol;
  • prevenir doenças;
  • voltar a vestir as roupas que não servem mais;
  • elevar a autoestima;
  • emagrecer X kg e não voltar a engordar;
  • ser um bom exemplo de hábitos alimentares para a família;
  • potencializar os efeitos dos exercícios físicos;
  • ter mais disposição e energia para as tarefas diárias.

Faça um diário alimentar

Essa é uma ótima maneira de ter uma visão ampla sobre sua alimentação. Muitas vezes, não temos noção de quantos maus hábitos temos no que se refere às refeições. Por esse motivo, anote num caderno as coisas que você come ao longo de uma semana.

Em seguida, analise suas anotações e verifique quais mudanças são possíveis. Continue com os registros mesmo após seguir um novo estilo de alimentação. Isso diminui os episódios de compulsão e faz com que você coma com mais consciência.

Siga um plano alimentar

Um plano alimentar é a melhor forma de ter uma alimentação saudável, levando em consideração sua rotina e sua individualidade para montar um cardápio de acordo com os objetivos definidos. Deve ser bastante variado, para não se tornar restritivo ou limitado. Por isso, é fundamental propor substituições que não sabotarão seu novo estilo de vida e não farão você enjoar de ter sempre as mesmas opções.

Agora que você já sabe como ter uma alimentação saudável, coloque em prática as dicas apresentadas e seja persistente em suas metas. Jamais perca de vista suas motivações! Elas farão você encarar esse processo como algo que o levará à sua melhor versão. Desse modo, tudo ficará mais prazeroso e não será algo sofrido ou impositivo.

Gostou deste post? Então, aproveite a visita ao blog para saber ainda mais sobre o assunto e leia nosso artigo sobre reeducação alimentar!

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