A alimentação vegana é uma das mais saudáveis que existem no mundo. Afinal de contas, há um baixo consumo de gorduras nessa dieta e um alto consumo de alimentos naturais. Entretanto, algumas pessoas encontram dificuldades para realizar essa dieta no dia-a-dia. Confira neste artigo dicas para uma alimentação vegana e saudável.

Por exemplo, muitas delas acabam consumindo alimentos industrializados que, mesmo sendo veganos, possuem um alto índice de sódio, gorduras, aditivos alimentares e outros ingredientes que fazem mal à saúde.

Assim, para muitas pessoas é um grande desafio ter uma alimentação vegana que seja realmente saudável e não somente pautada em batata frita.

Conheça aqui algumas das nossas dicas para você ter uma alimentação vegana realmente saudável e que irá mudar a sua qualidade de vida.

Faça feira uma ou mais vezes por semana

Ir à feira mais de uma vez por semana é uma ótima possibilidade para você abastecer a sua geladeira com alimentos frescos e que são veganos. Assim, tente sempre ir à feira e comprar os legumes e folhas que você mais gosta.

É na feira que você encontrará as melhores qualidades, além disso, sempre pode pedir uma dica para o feirante de como fazer um preparo diferente de um certo ingrediente.

Se programe

Fazer a programação do que você pretende comer durante o dia, ou durante a semana é uma das melhores dicas para que você consiga se manter nessa dieta vegana de maneira saudável. Pois, pensando no que você vai comer durante vários dias, pode calcular melhor, ou ter uma estimativa, do seu consumo de macro nutrientes.

Além disso, ao se programar, você pode fazer uma grande quantidade de alimentos e congelar alguns, isso fará com que você não tenha de cozinhar todos os dias. A sua rotina será muito mais prática se tiver algo já pronto para comer. Mas não se preocupe se você não puder ou não souber cozinhar. A menu com Arte tem um cardápio de refeições veganas e entrega onde você estiver, já congeladas, com qualidade e garantia de sabor. Confira aqui.

Conheça novas culinárias e pratos

A dieta vegana é uma ótima possibilidade de conhecer outras culinárias e pratos. Por exemplo, acostumamos a pensar que a dieta japonesa é sinônimo de peixe cru. Mas isso é falso. No Japão se consome muita soja em alga marinha, por exemplo. Esses dois ingredientes são ótimos em uma dieta vegana. Eles são muito ricos em proteínas e em gorduras boas.

Se pensarmos em outra culinária, a indiana, podemos ter a possibilidade de experimentar muitos outros temperos que não são comuns no nosso dia-a-dia. Isso faz com que você possa construir pratos que são únicos e, em simultâneo, não possuem nada de origem animal.

Outra possibilidade é você também tentar recriar pratos que possuem ingredientes de origem animal em pratos veganos.

Por exemplo, você pode tentar fazer uma feijoada em que não se utilize as carnes de porco. No lugar, você pode usar o queijo de soja, o Tofu, e também muitos outros legumes cozidos. Se você colocar um bom tempero, terá um prato muito rico em nutrientes e que terá um sabor incrível.

Você pode até mesmo tentar recriar pratos famosos da culinária mundial, como uma paella que pode ser feita com muitos pimentões e legumes coloridos. É uma ótima possibilidade para você dar asas a sua imaginação na culinária.

Coma castanhas e frutas

Um dos melhores aliados para quem quer manter uma dieta vegana, é comer castanhas. Ainda mais quando você precisa comer algo no meio da tarde porque bate aquela leve fome. As castanhas são muito saborosas e também são ricas em gorduras boas. Além disso, elas têm um alto teor de proteína para que a dieta vegana fique ainda mais equilibrada como um todo.

Outra dica importante é nunca esquecer de comer frutas. Pois, as frutas são levemente doces, podem te trazer mais energia e, em simultâneo, também são super saudáveis.

As frutas também podem ser consumidas de diversas maneiras, por exemplo, você pode comer um damasco seco acompanhado de uma maçã fresca. Ou também pode consumir frutas que estejam em calda, como o pêssego que é facilmente encontrado em qualquer mercado.

As frutas são muito variadas tanto em textura como em sabor. Sempre tenha o que você gosta junto de você para saborear na hora que quiser.

Existem muitos alimentos veganos para além da batata frita

Uma armadilha que muitos veganos costumam cair é o de consumir muita batata frita. Seja batata frita feita na hora, ou batata frita industrializada que vem em saquinhos. Esse é um tipo de alimento que é muito cheio de gordura, além de ser um carboidrato que é facilmente digerido pelo nosso organismo sem dar muita saciedade.

Se uma pessoa consumir somente batata frita, posso te garantir que ela terá graves problemas de saúde no futuro.

Isso não significa dizer que nunca se pode comer batata frita, ou que não se pode comer batata. Estamos tentando dizer apenas que é fundamental ter uma alimentação que seja rica em todos os nutrientes, a batata frita pode ser consumida às vezes, mas uma dieta só com ela será horrível.

Assim, a nossa dica para ter uma alimentação vegana e saudável é que você explore outros alimentos. Que abra o seu paladar e os seus olhos para frutas e legumes que podem ser feitas com praticidade no seu dia a dia! Dessa maneira, você consegue ter maior sustentabilidade em sua dieta, além de cultivar ótimos hábitos de saúde.

Os alimentos processados são para de vez em quando

Hoje em dia já existe no mercado uma série de alimentos que são veganos e já estão prontos. Basta apenas você cozinhar ou até mesmo só colocar no microondas que em poucos segundos estarão prontos.

Porém, esses alimentos, apesar de serem veganos, nem sempre são realmente saudáveis. Eles contêm uma série de ingredientes para que se tornem palatáveis e atraiam também outros públicos que não somente os veganos.

Por exemplo, as carnes veganas que tentam simular um hambúrguer normal possuem muita gordura e muitos temperos para que fiquem com a aparência e sabor semelhantes.

Além disso, esses alimentos também costumam ser muito caros. Se você for tentar consumi-los todos os dias, a não ser que seja rico, com certeza também acabará com grandes problemas financeiros. 

E com isso a menu com Arte te ajuda! Nós temos pratos veganos, saborosos, naturais e que cabem no bolso!

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