O ovo já foi o vilão da alimentação do brasileiro. Mas, com pesquisas recentes, descobriu-se que, na verdade, esse pequeno ingrediente possui ótimos benefícios para a saúde.

Não pense que o ovo é o responsável pelo seu colesterol alto, ou nem mesmo pense que você precisa cortá-lo de sua alimentação para ter uma vida saudável. Ao contrário, consumir ovos com moderação e com o preparo adequado pode ser uma ótima fonte de proteína e colesterol bom para seu organismo.

Assim, conheça nesse artigo, mais sobre as propriedades do ovo e como ele pode te ajudar em uma dieta e sempre ser uma comida muito nutritiva para o seu dia-a-dia.

Como o ovo pode ser benéfico para a sua saúde

Quando falamos em ovo, muitas pessoas acabam pensando somente no ovo frito e cheio de óleo. Mas, essa é somente uma das formas de fazer o seu preparo. Existem muitos outros modos que você pode fazê-lo, como ovo cozido, por exemplo, que será muito benéfico para sua saúde.

O ovo é uma fonte muito nutritiva, pois possui proteínas, vitaminas e minerais.

Em muitos casos, quando uma pessoa está doente os médicos receitam o ovo para ela. Pois, este é um alimento fácil de ser digerido e que traz todos esses benefícios mencionados acima.

Assim, não tem como dizer que o ovo não é saudável. Ao contrário, ele é um alimento completo, rico em boa parte dos nutrientes que uma pessoa precisa para ser saudável.

Para que o ovo faz bem?

O ovo pode ser utilizado para o tratamento de várias doenças. Por exemplo, ele pode ser usado para combater a obesidade, já que, por ser rico em proteínas, ele pode ajudar na saciedade. Se a pessoa se sentir mais saciada, logo, ela irá comer menos.

Se uma pessoa também está com anemia, comer ovos ajudará com que ela recupere todos os nutrientes que seu organismo está sentindo falta. O ovo também pode ajudar as pessoas que estão em tratamento de diabetes, mas neste caso é fundamental que ela procure um médico para ele fazer orientação adequada de como deve ser o consumo do ovo e de outros alimentos.

Esse alimento também é muito indicado para pessoas que possuem algum tipo de carência de cálcio ou de ferro. Assim quem tem tendência a ter osteoporose precisa que o ovo esteja em sua dieta. Da mesma maneira que pessoas que estão com algum tipo de ausência de ferro também precisam consumir ovos com maior frequência.

O ovo também está ligado a tratamentos do cérebro e dos olhos. Tudo isso por conta das vitaminas e minerais que ele carrega.

O que significa dizer que o ovo é um alimento completo?

Quando dizemos que o ovo é um alimento completo, estamos nos referindo a todos os minerais, vitaminas e proteínas que existem dentro dele. Em um simples ovo podemos encontrar boas gorduras, vitamina D e vitamina A, além de vitaminas que correspondem ao complexo B, cálcio e ferro.

O ovo, portanto, é praticamente uma daquelas pílulas de vitaminas que você toma diariamente. E se, no lugar de você ficar tomando um monte de pílulas, não comer apenas um ovo cozido durante o seu café da manhã? Com certeza, consumindo um ovo pela manhã, por exemplo, você se sentirá muito mais social do que comer algo que é somente cheio de carboidratos e gorduras, além de ser muito melhor para sua saúde.

A dieta do ovo e como ela funciona?

Uma das dietas que mais fez sucesso nos últimos tempos, foi a dieta do ovo. Muitas celebridades adotaram essa dieta e confirmaram que perderam muitos quilos de gordura. Mas, será que ela realmente funciona? Como será que ela deve ser feita? Qualquer pessoa pode fazer essa dieta? Veremos a resposta a esses questionamentos a seguir.

Fundamentalmente, essa dieta promove um incentivo ao consumo dos ovos. O objetivo é que uma pessoa consumo um ovo cozido antes de fazer as principais refeições. Dessa maneira, espera-se que ela tanto fique saciada mais cedo, como também consuma mais proteínas.

O ideal nesta dieta é também fazer o consumo de outras fontes de proteínas que sejam magras. Por exemplo, os queijos brancos e lights e também peito de frango e peixes.

Vale ressaltar, que esse tipo de dieta não deve ser para vida toda. Pois, se uma pessoa só come ovos ou tem o ovo como a base principal de sua alimentação, acaba desenvolvendo carências de outros nutrientes.

Dessa maneira, essa dieta do ovo deve ser feita por cerca de 10 dias. Nesses 10 dias a pessoa pode perceber uma redução de seus índices de gordura no corpo, como também uma melhora de outros índices de saúde.

O mais indicado para fazer essa dieta, é que antes de mais nada, uma pessoa vá ao médico e verifique como ela pode fazer de maneira saudável e sustentável a dieta do ovo. A depender das particularidades desse organismo, pode haver alguma outra dieta que seja mais eficiente.

Posso comer ovos todos os dias?

Sim, você pode comer ovos todos os dias e ter todos os benefícios desse super alimento. Mas, lembre-se que qualquer coisa em excesso pode fazer mal. Dessa maneira, ter uma dieta em que você só consome ovos poderá levar a problemas futuros.

Assim, se você não tiver nenhum problema de saúde preexistente, não há nenhum problema em comerovos todos os dias, por exemplo. O mais indicado é que ele seja cozido. Afinal de contas, dessa maneira, você irá aproveitar todas as propriedades que ele tem, sem adicionar nada de gordura, como o que acontece em um ovo frito.

Além disso, você pode comer ovos em qualquer hora do dia. Não há nenhum estudo que comprove que se você comer de manhã ou à noite ele poderá te fazer mal. O mais importante, é que você consuma todos os nutrientes necessários para o seu organismo se manter saudável.

Consuma ovos, seja feliz e cultive uma vida equilibrada e saudável.

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