A dieta low carb tem atraído muitos curiosos nos últimos tempos. E isso faz com que se espalhem muita informação equivocada sobre ela.

Aqui te diremos a verdade, o que ela pode trazer de benefícios, e o que ela pode trazer de consequências. Mas já adiantamos que ela traz muito mais benefícios, além de ser mais tranquila de seguir para algumas pessoas.

Como deve ser feita e como funciona

A dieta é feita restringindo o consumo de carboidratos. Assim, deve-se dar preferência a alimentos que sejam ricos em proteínas e que também podem conter gordura.

Essa dieta ajuda no controle do peso porque muitas vezes consumimos muitos carboidratos durante o dia. Quando passamos a ter essa restrição, damos preferência à proteína, que além de tudo produz a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Para começar a fazer a dieta, é preciso retirar os carboidratos, ou reduzir ao mínimo o seu consumo, como: açúcar, farinha de trigo, refrigerantes não diets, arroz, macarrão, etc.

Vale lembrar ainda, que uma dieta low carb pode ter um alto consumo de proteína, mas é fundamental que se tenha controle do consumo de gordura. Não significa que se pode comer, por exemplo, somente a gordura de uma carne. Você pode consumir um pouco dela, mas se fizer uma dieta somente com gordura, acabará tendo outros problemas de saúde. Além disso, a gordura não é um alimento que produz saciedade por tanto tempo, como a proteína.

Nunca mais vou poder comer carboidratos?

Não significa que você nunca mais poderá comer nenhum alimento que tenha carboidratos. Há médicos que indicam que se deve consumir cerca de 100 g de carboidratos por dia e o restante da dieta é feita com base principalmente em proteínas e gorduras boas. Afinal de contas, deixar de comer carboidratos completamente pode acabar levando a outros problemas de saúde. Por exemplo, o intestino de uma pessoa pode acabar ficando mais lento, ou a pessoa também pode acabar se sentindo mais fraca.

Dessa maneira, se você pretende começar agora a sua dieta low carb, indicamos que você faça uma redução gradual dos carboidratos para que não tenha nenhum efeito colateral.

Com o tempo, após você conseguir reduzir  bastante o seu consumo de carboidratos, poderá aproveitar e ver os benefícios dela. Você verá rapidamente uma perda de peso e os seus índices de saúde melhoram. Veja a seguir como esses benefícios ocorrem, e  porque a dieta low carb é tão boa e está fazendo tanto sucesso.

Dieta low carb e seus benefícios

Um dos maiores benefícios, ou pelo menos o que é mais divulgado, é que a dieta reduz o peso de uma pessoa drasticamente. Os motivos que levam isso a acontecer são vários. Um deles pode ser simplesmente porque a pessoa reduziu o consumo de várias “tranqueiras” durante o dia.

Normalmente, consumimos muitos carboidratos e nem percebemos. Por exemplo, em um ambiente de trabalho é comum durante o dia acabarmos comendo sem nem mesmo perceber uma bolacha, um pedacinho de pão, um chocolate e por aí vai.

Os outros benefícios dessa dieta são ainda melhores. Ela promove uma reeducação alimentar e faz o seu adepto pensar melhor no que está comendo. Logo, ele sempre vai preferir comer, por exemplo, um pedaço de peito de frango do que um monte de batatas fritas. Pois, compreenderá como a proteína é fundamental para o seu organismo e os benefícios que ela traz.

Além disso, esse tipo de dieta também está atrelado ao tratamento de diabetes. Ela também melhora os índices de colesterol, obviamente, se as fontes de gordura que a pessoa consumir forem boas, ou seja, naturais.

Outro benefício que essa dieta traz para o dia dia é que quem a faz não passa fome. Como dito anteriormente, ao consumir muita proteína, gorduras boas e fibras a pessoa tem a sensação de saciedade por muito mais tempo. Esse é um dos motivos que também a leva ser uma dieta de emagrecimento.

A low carb, em comparação com outras, também faz com que se perca gordura mais rápido. Pois toda a gordura que vem com o carboidrato deixa de ser consumida.

Erros comuns quando se faz a low carb

Apesar de tudo, é preciso ter atenção, pois essa dieta pode trazer alguns problemas. Normalmente, eles ocorrem porque a pessoa acaba consumindo proteínas que são muito industrializadas. Dessa maneira, elas possuem altos índices de gordura e muito sódio. Isso pode levar ao aumento do colesterol, como também a pressão alta e até mesmo uma sobrecarga dos rins.

Outro problema acontece quando a pessoa não bebe água. Isso pode levar também a intestino preso.

Também é importante que não se esqueça de consumir fibras. Pois elas são responsáveis por trazer uma harmonia para o nosso organismo. Se você não consumir fibras, poderá ter muitos problemas. Além disso, esse micronutriente também ajuda a trazer a sensação de saciedade.

Concluindo, a melhor orientação para você não errar na dieta low carb é fazê-la com equilíbrio, atenção ao que come, paciência e ser perseverança. Seguindo isso você terá sucesso mais rápido do que imagina.

Quando deve ser feita

A dieta low carb pode ser feita por qualquer um. Mas existem alguns casos em que ela não é muito indicada, principalmente quando a pessoa possui alguma doença pré- existente. Nesse caso, destacamos que é fundamental que ao começar uma dieta sempre se vá ao médico para fazer exames de rotina. Somente o médico poderá dizer qual a melhor estratégia alimentar para você adotar em sua vida.

Mas, se é uma pessoa saudável, a dieta low carb pode ser feita durante toda a vida.

Assim, se você está incomodado com o seu peso, ou somente quer melhorar o seu índice de saúde, a dieta low carb  é indicada pra você. Você pode começar agora mesmo.

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