Chegamos ao início do ano, bem na estação mais quente. É justamente nessa época que muitas pessoas se propõem a adotar hábitos para cuidar melhor da saúde, como começar academia e passar a ter uma alimentação mais saudável. Isso é ótimo para a qualidade de vida e também para perder aqueles quilinhos adquiridos nas festas de fim de ano.

No entanto, é normal adiar a prática de atividades físicas, seja por não saber por onde iniciar, seja pela tão comum autossabotagem. Por isso, elaboramos este post com dicas incríveis para que você não só comece a malhar, como também não desista mais da academia. Confira!

1. Escolha a academia

O ideal na hora de descobrir como começar academia é escolher uma que seja próxima à sua casa. Isso porque malhar em um lugar cujo acesso é fácil fará uma grande diferença nos dias de bastante calor, frio, chuva ou naqueles em que estiver sem muito ânimo. Ainda, há quem prefira uma academia próxima ao trabalho. Tanto uma quanto outra são ótimas opções.

No entanto, não basta que seja perto. Faça visitas e verifique a infraestrutura. Veja os principais pontos que devem ser levados em conta em sua avaliação:

  • estado e quantidades de aparelhos;
  • atividades oferecidas;
  • dias e horários de funcionamento;
  • se há armários para guardar objetos pessoais;
  • se há lanchonete no local ou nas redondezas.

2. Faça uma avaliação física

Antes de começar a praticar atividades físicas, é fundamental fazer uma avaliação. Nela, são examinados o seu peso, altura, postura, resistência, flexibilidade e força. Em geral, é feita na própria academia por um profissional.

Com o resultado em mãos, ele elaborará um planejamento de acordo com seu perfil, levando em consideração as suas condições físicas. Para iniciantes, são recomendados exercícios aeróbicos e de baixa intensidade. Afinal, essa é uma fase de adaptação. À medida que for malhando e adquirindo melhor condicionamento físico, os planejamentos também serão adaptados.

3. Utilize os acessórios adequados

Outra excelente maneira de manter a motivação para frequentar a academia é investir em bons objetos de treino, como vestuário, bolsa, garrafinha, toalhinha e outros itens. Lembre-se de que um tênis adequado é superimportante para evitar dores e lesões, além de promover o fortalecimento muscular.

As roupas devem ser confortáveis e feitas de material leve. Afinal, você deve se sentir livre para realizar os movimentos e o tecido não pode reter ou até aumentar o calor. Se você gosta de água gelada, há garrafinhas que conservam a temperatura do líquido. Elas são indispensáveis para manter a hidratação do corpo.

4. Defina seus objetivos

Tenha metas claras, pequenas e fáceis de serem alcançadas ao começar a praticar exercícios físicos. Isso trará ainda mais motivação e persistência. Assim, seu objetivo pode ser perder 10 quilos, ganhar massa muscular, definir sua musculatura, correr 8 quilômetros, enfim, o que desejar. Quando atingir essa meta, trace novas e maiores gradativamente.

Vale lembrar que os resultados não aparecem em apenas uma ou duas semanas. Por isso, não desanime. Conforme você for seguindo o plano de treino, os resultados surgirão. Desse modo, poderá experimentar todas as atividades que a academia oferece.

A prática de atividades físicas é essencial para a boa qualidade de vida. Além de colaborar com a saúde, ainda melhora a autoestima. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas sobre como começar academia. E lembre-se: tenha foco, mantenha a disciplina e se esforce. Somente assim você conseguirá atingir e manter os resultados desejados.

Exercitar o corpo é fundamental. Contudo, é preciso aliar outras práticas para realmente cuidar da saúde. Quer saber quais são? Descubra em nosso post sobre hábitos para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Boa leitura!

Escreva um comentário