Alimentação saudável é fundamental para que toda a nossa saúde esteja em dia. Dessa maneira, um dos meios de você manter a sua imunidade alta, é por uma alimentação saudável.

Afinal de contas, quando nos alimentamos direito, todas as nossas necessidades de macronutrientes e micronutrientes estão sendo supridas.

Conheça aqui um pouco mais sobre a relação entre o que você come e a sua imunidade. Saiba que você não ficar doente pode ser determinado pelo que está em seu prato.

Quais alimentos são bons para a imunidade?

Não existe um único alimento que seja bom para a imunidade. É a combinação de vários alimentos que podem ajudar você a ter uma imunidade alta.

Mas é fundamental que você tenha uma alimentação equilibrada. Se você conseguir comer todos os micronutrientes e macronutrientes que o seu organismo precisa, dificilmente ele terá carência de algumas substâncias e assim ele poderá estar pronto para se proteger de qualquer vírus ou bactéria que o atinja.

Obviamente, não é por que você come bem, que certas doenças não atingiram seu organismo.

Infelizmente, algumas doenças quando atingem o nosso corpo acabam sendo muito fortes. Mas, mesmo assim, se você se alimentar direito, sua recuperação pode ser mais rápida ou até mesmo você ser atingido de maneira mais branda por essa doença.

É comum escutarmos histórias de pessoas que foram atingidas por doenças graves, acabaram mudando a alimentação e conseguiram melhorar os índices de saúde mesmo estando doentes.

Isso tudo tem a ver também com a imunidade e com o que ela come.

Mas, mesmo assim, se você não souber por onde começar, preparamos uma breve lista do que você pode comer para te ajudar na imunidade.

O que comer para aumentar a imunidade?

●     Alho;

●     Espinafre;

●     Rúcula;

●     Cenoura;

●     Brócolis;

●     Peito de frango;

●     Arroz integral;

●     Feijão;

●     Couve-flor;

●     Soja;

●     Castanhas;

●     Chia;

●     Maçã;

●     Limão;

●     Laranja;

●     Carne magra de vaca (patinho);

●     Beterraba;

●     Agrião;

●     Aspargos;

●     Salmão;

●     Tilápia;

●     Ovo;

●     Entre tantos outros.

Ao observar essa lista, você verá que a maioria dos alimentos ali são de origem natural. Ou seja, não processados. Isso é fundamental para que a sua alimentação seja a mais saudável possível.

Assim, se fôssemos dar continuidade a essa lista ele teria outros ingredientes e alimentos que seriam de fontes naturais. Os alimentos processados normalmente são cheios de carboidratos e gordura, essa combinação pode ser ruim para sua saúde e, por consequência, para sua imunidade e com o tempo trazer graves problemas para sua saúde.

Quando cuidamos bem de nossa alimentação estamos com as defesas do nosso corpo em dia. Elas possuem todos os nutrientes necessários para nos fornecer a melhor proteção possível. Assim, na próxima vez que for fazer a compra no mercado, dê preferência aos alimentos mais saudáveis. Lembre-se que uma alimentação baseada somente em gordura saturada não irá te ajudar a se proteger dos vírus que nos rodeiam.

Veja também que nessa lista de alimentos, todos os que estão relacionados aí possuem características diferentes, mas cujos nutrientes são fundamentais para nossa saúde. Por exemplo, o arroz integral é rico em fibras, que é ótimo para que nossa saúde intestinal esteja em dia. Já o ovo, bem como frango e o salmão, são ótimas fontes de proteína, fundamental para reconstrução de nossos músculos.

Assim sempre tem de combinar alimentos de acordo com o que eles podem oferecer ao seu organismo. Sempre pense nos macro nutrientes que eles carregam, dessa maneira você certamente terá uma boa saúde.

Uma alimentação saudável fará com que eu nunca fique doente?

É falso que uma alimentação saudável fará com que você nunca fica doente. Ficar doente ou não depende de muitas outras variáveis. Existem certos vírus e bactérias que são altamente prejudiciais para o nosso organismo independente de como a nossa imunidade esteja ou não.

A grande diferença é que com uma alimentação saudável todas as suas proteções estarão mais fortes. Isso poderá fazer com que mesmo que você seja exposto a uma determinada categoria de vírus, ele não tenha toda a força contra o seu organismo. Ou seja, se você tiver contato com o vírus da gripe, ele pode ter efeitos muito mais leves em você do que em uma pessoa sem imunidade.

Dessa maneira, ainda usando esse exemplo, uma pessoa com imunidade ruim pode pegar uma gripe e rapidamente ela se torna uma pneumonia. Já uma pessoa que tem uma imunidade melhor, ela pode também pegar esse vírus da gripe, mas nem ter os seus sintomas manifestados.

Minha alimentação é muito ruim, o que devo fazer?

Já é um passo se você consegue diagnosticar que a sua alimentação ruim. Pois, quando percebemos que algo está errado, a nossa tendência é tentar consertá-lo. Dessa maneira saiba que não é tarde para você começar a cultivar agora hábitos saudáveis.

Mesmo que você comece com mudanças pequenas, como, por exemplo, começar a comer saladas antes das principais refeições, isso já é algo. Com o tempo você irá adotar hábitos de alimentação que são ainda mais saudáveis e quando perceber já estará com uma dieta completa e que fará muito bem para sua saúde.

O pior cenário para sua saúde é aquele em que você sabe que está consumindo muita gordura saturada, mas mesmo assim não muda nenhum de seus hábitos.

Outras atitudes para melhorar sua saúde e imunidade

Além de ter uma boa alimentação, é fundamental que você tenha outros hábitos que são considerados saudáveis. Por exemplo, se exercitar é ótimo para ganhar mais flexibilidade e também para que seus músculos estejam sempre fortalecidos. Dessa maneira, uma boa alimentação e exercícios ajudaram ainda mais na sua imunidade.

Outra ação importante para que você consiga ter essa alta imunidade é dormir bem. Quando você dorme bem o seu organismo descansa e você consegue repor os seus hormônios para que tenha uma saúde mais equilibrada.

Tomar sol para que determinadas vitaminas no seu corpo sejam ativadas também é muito importante.

Dessa maneira uma boa saúde e ter uma boa imunidade está vinculado a uma rotina que é saudável na totalidade.

Nós da Menu com Arte podemos te ajudar a se alimentar de forma saudável, potencializando a sua imunidade. Confira nosso cardápio!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.